Programa de Educação Tutorial - PET

Interlocutor do Programa de Educação Tutorial(PET): Professor Dr. Paulo Guilherme Oliveira
E-mail: interlocucaopet@preg.ufrpe.br

Público-alvo:
 - Tutores do Progama;
 - Ex-bolsistas do Programa.

Criado e implantado, em 1979, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PET – Programa de Educação Tutorial – foi transferido em dezembro de 1999 para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). Atualmente, está sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Relações Estudantis (CGRE) da Diretoria de Políticas e Programas de Graduação da Educação Superior (DIPES).

O PET é um Programa Acadêmico direcionado a alunos da Graduação, regularmente matriculados, com tutoria de um docente, organizados a partir de Grupos de cursos de graduação,  sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.  O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam em um processo de formação integral, proporcionando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos. São objetivos do Programa:

• Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de   aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.
  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.

À Interlocução do Programa de Educação Tutorial (PET) compete as seguintes
atribuições:
  a) Dar suporte administrativo ao Programa de Educação Tutorial na relação com o Ministério da Educação;
  b) Dar suporte administrativo ao Comitê Local de Acompanhamento (CLA) do Programa de Educação Tutorial;
  c) Acompanhar o processo de liberação de bolsas do Programa;
  d) Emitir certificados e declarações de participação à ex-bolsistas do Progama.

Grupos PET:

- Administração - SEDE;